© 2019 por Catena Planejamento Territorial

Contato Rápido
Redes Sociais
Nos encontre

AGROENERGIA

O Brasil possui enorme potencial para a economia rural utilizar-se da energia como uma nova forma de perspectiva econômica. Por mais incomum que pareça, os espaços rurais podem incorporar outras vocações que não seja a produção de alimentos. Para tanto, basta ver em algum excedente de sua produção uma reutilização.

Ao se considerar os resíduos como insumos, uma série de possibilidades de valorização converge para os mesmos objetivos: a diminuição dos custos, a adequação ambiental e a qualificação do trabalho humano. Quando resíduos orgânicos são submetidos ao processo de digestão anaeróbia visando sua estabilização para controlar problemas ambientais, um dos produtos criados é o biogás, matéria prima para geração de energia.

Ademais, o processo de tratamento dos dejetos, além da produção de biogás, também resulta na produção de um biofertilizante orgânico rico em nutrientes e que pode ser utilizado na agricultura.
O aproveitamento do biofertilizante possibilita maior independência do empreendimento, visto que, ao produzir seu próprio insumo, a propriedade se liberta da volatização dos preços que envolve os fertilizantes químicos. Porém, isso deve ser realizado de forma criteriosa, pois os nutrientes presentes nos dejetos têm as concentrações bastante variadas e as doses adequadas do resíduo para um nutriente pode ser excessiva ou pequena demais para outro.

Sendo assim, a Catena Planejamento Territorial trabalha com clientes do meio rural que apresentem condições básicas de matéria prima para a geração de energia e desejam:

 

- Reduzir os custos de obtenção de energia;

- Aumentar a eficiência energética;

- Comercializar excedente e/ou potencial energético;

- Aproveitar racionalmente o biofertilizante oriundo da biodigestão anaeróbia.

Os principais produtos são: 

- Identificação do potencial gerador de energia;

- Estudo de viabilidade técnica e econômica para aproveitamento do potencial energético;

- Plano de negócios para aproveitamento da agroenergia;

- Alternativas de gestão para aumentar a produção de biogás;

- Valoração para aproveitamento do biofertilizante.

 

27332211_924665181023801_378914526655928